domingo, 7 de fevereiro de 2016

Forpus Coelestis / Papagaio Miniatura

Meu Forpus azul, Tweet
O Forpus é um Mini papagaio. Essa é a menor espécie de papagaios que existe no Mundo, é linda e tem muitas vantagens em comparação ao comportamento das outras espécies da mesma família. Entre os benefícios de se ter um Forpus:
  1. Não faz tanto barulho como os seus primos africanos, os Agapornis. 
  2. Se reproduzem facil e não necessitam de material para construir seus ninhos.
  3. Não requer muito trabalho.
  4. É pequeno
  5. Fácil de reproduzir em cativeiro
Espécie: Forpus Coelestis
Família: Psittacidae
Tamanho: 13cm
Tempo de Vida: de 15 a 20 anos
Onde vive:
América Central e América do Sul

Cor selvagem: Verde


Esse é o meu tweet, um Forpus azul macho que eu crio solto em casa. Vou ensinar a criar um Forpus ou outro periquito solto no final dessa postagem.

Tem alguns vídeos do Tweet no meu canal do youtube! Confere lá.






SOBRE O FORPUS

O Forpus é um papagaio anão que é uma boa escolha para quem gosta de papagaios, mas não tem espaço suficiente para ter uma ave de grande porte. Ele tem a personalidade de um papagaio em um corpo pequeno. Gostam muito de brincar, têm uma esperança de vida longa e afeiçoam-se facilmente  ao dono, tornando-se aves bastante dóceis.

O Forpus é capaz de imitar a voz humana, apesar de não ser tão bom como os papagaios maiores. Ele é um animal calmo que passa os dias cantando e conversando, mas o nível dos seu barulho não é suficiente para perturbar os vizinhos. Isso faz dos Forpus uma ótima opção para quem mora em apartamento.


GAIOLA / VIVEIRO IDEAL

Em cativeiro pode ser criado em viveiros ou gaiolas, desde que respeitando o espaço mínimo para as aves. Uma gaiola de 60X30X30 (cm) pode abrigar um casal tranquilamente. Para mais aves, a gaiola deve ser maior.

Independente de criar um casal ou não, é importante ter um ninho de madeira para que o periquito possa se esconder quando quiser. A água deve ser oferecida em bebedouros próprios para aves e os comedouros devem ficar no fundo, prevendo que periquitos jogam comida e casca de sementes para longe e assim irá sujar menos. Mesmo se você pretender criar seu Forpus solto na casa, vai precisar ter uma gaiola à disposição dele. É necessário também deixar os forpus saírem da gaiola para se exercitarem. Quanto mais tempo estiverem fora da gaiola com companhia, melhor.
 A gaiola não deve ser colocada na frente de janelas ou onde passe correntes de ar. A luz solar deve ser apenas indireta, com luminosidade mas sem que a ave pegue sol diretamente. Para que o Forpus fique cada vez mais calmo e habituado à família, escolha um lugar movimentado para colocar a gaiola e assim dê a oportunidade para ele interagir.


SEXAGEM
 

O Forpus cosquistou muitos fãs no Mundo por ter disformismo sexual. Explicando, o macho e a femea são diferentes, podendo-se saber o sexo apenas olhando para a ave, sem precisar avaliar a genitália ou fazer o exame de DNA com as penas, como acontece com os Agapornis. Sendo assim, é fácil saber o sexo da ave e a diferença entre macho e femea se dá de acordo com a cor do pássaro, mas no geral, os machos possuem penas coloridas no interior das asas, que as femeas nao tem. 
Os machos têm marcas azuis na cabeça e na parte interna das asas. As fêmeas não possuem estas linhas, por vezes podem apresentar algum azul, mas em menor extensão ou vivacidade. A única cor que não possui dismorfismo sexual é a branca, que só pode ser sexada com o exame de DNA.

ALIMENTAÇÃO

A dieta dos Forpus é como a de qualquer periquito. Uma mistura de sementes pequenas, já que ele não irá conseguir comer comida de papagaio com seu bico pequeno, devendo conter principalmente alpiste e painço. Pode comprar uma ração para calopsitas ou agapornis por exemplo e apenas complementar com folhas e frutas.
  • Mistura de sementes para periquito
  • Maçã sem sementes
  • Banana
  • Couve
  • Nozes / Amendoim
  • Aveia em flocos
Alimentos proibidos:
  • Chocolate
  • Açúcar
  • Alface

CORES / MUTAÇÕES



Verde / Wild – Cor selvagem, verde. O macho possui penas azuis na cabeça e nas asas, enquanto as femeas possuem mais verde e quase nada de azul.



Albino – Branco puro, com olhos vermelhos. A única forma de distinguir visualmente os sexos nesta mutação é iluminar estas aves com luz negra. Se existirem traços de azul, então trata-se de um macho. Fora isso, a sexagem segura deve ser feita com exame de DNA.




Branco Americano – Azul claríssimo de olhos pretos. É um azul tão claro que parece branco. Os machos possuem algumas marcas mais azuladas.

 
Azul – O verde é substituído por azul, (eliminando o amarelo) que pode ter várias tonalidades. Os machos possuem desenhos em azul com diversos tons, enquanto as femeas são praticamente inteiras da mesma cor azul.




Lutino – O verde é substituído por amarelo vivo (eliminando o azul) e o pássaro fica com os olhos vermelhos.. As marcas do macho passam de azuis a brancas, principalmente atrás dos olhos e no interior das asas. As femeas são inteiras amarelas gema de ovo com olhos vermelhos.





Amarelo Americano – Amarelo de olhos pretos. É identico à cor Lutino, mas possui olhos pretos ao invés de olhos vermelhos. Os machos continuam tendo manchas azuis ou brancas.

 

Pied – Padrão malhado que pode existir em forpus de qualquer cor / mutação. Os pássaros verdes ficam com marcas amarelas no corpo e cabeça. Na mutação azul, as marcas aparecem brancas. O pied pode ser dominante ou recessivo em um cruzamento. Seria uma ave malhada.





MarbleAssim como no Pied, são pequenas manchas espalhadas pelo corpo do forpus, que são como pintas amarelas ou brancas.


Canela / Oliva – Castanho claro com verde. Os machos continuam tendo vários tons misturados enquanto as femeas são praticamente da mesma cor uniforme.





Grey – Cinza. Muito parecido com o Blue, mas o cinza toma o lugar do azul.


Fallow – Olhos vermelhos. O forpus azul e o verde podem ter olhos vermelhos ao invés dos olhos pretos comuns das cores. Nesses casos eles se tornam Fallow Blue ou Fallow Green. Também pode acontecer com os cinzas, tornando os Fallow Grey.


COMO CRIAR UM FORPUS SOLTO

Como prometido, vou colocar aqui como criar o seu forpus solto em casa, acostumando ele a não voar e a interagir com as pessoas da família. Primeiro você precisa ter uma gaiola com tamanho bom para alojar a ave, depois precisa colocar ela em um lugar livre de vento e sol, onde você possa deixar a porta dela aberta para a ave sair e entrar quando quiser.

Leve em conta que o Forpus deve sair da gaiola e subir nela, ficando no telhado. Mas se for possivel, use uma gaiola com poleiro frontal (como aquelas de papagaio) ou coloque um playground ao lado da portinha. Nesse playground você deve colocar comida e água incentivando a ave a ficar ali.

Além d playground com comida e água, eu coloquei um espelho que deixa a ave mais feliz. Coloque a gaiola com o playground em um lugar movimentado, mas não muito baixo, pois eles gostam de ficar no alto.

PS: NUNCA deixe janelas abertas perto do seu forpus solto, pois se ele fugir não vai conseguir sobreviver. Também não tente criar seu periquito solto se você tiver gatos em casa (ou de rua que entrem na sua casa) ou cães bravos que possam atacar ou assustar ele.


Fonte:
Arca de Noé

Imagens:
Aviario la Plata 
Parrot Lets UK

6 comentários: