domingo, 7 de fevereiro de 2016

Como criar um Louva-a-Deus

Os Louva-a-Deus são insetos maravilhosos, lindos e divertidos para quem gosta de pets exóticos e diferentes. Em todas as partes do mundo os Louva-a-Deus são criados como animais de estimação e em muitos paises podem até ser comprados em petshops.

Tenho aqui uma imagem de um Louva-a-Deus, no último estágio de vida, caçando e comendo um besouro do amendoim.


 
Mesmo quem não gosta de insetos ou tem nojo, pode se encantar por esse bichinho incrível, que mexe a cabeça para olhar para as pessoas e usa as patas dianteiras como mãos. Eles existem em espécies de diversos tamanhos e passam por várias fazes de vida. ao nascer eles estão no estágio de ninfa, irão crescendo e trocando o exoesqueleto (ecdise) até atingir a fase adulta, onde aparecem as asas.

Tempo de vida: 6 meses de larva à morte
 
Louva-a-Deus ninfa, filhote



COMO CUIDAR DE UM LOUVA-A-DEUS

1 - CONSIGA O LOUVA-A-DEUS: Onde existirem grilos, borboletas e outros pequenos insetos, com certeza existirá um louva-a-deus. Eles saem principalmente a noite para caçar.


2 - VIVEIRO: O louva-a-deus não precisa de muito espaço, mas lembre-se que existem centenas de espécies e cada uma tem um tamanho diferente. Procure um viveiro que tenha tamanho suficiente e tampa com repiração. Ou utilize uma tela, ou faça furinhos, ou use um aquario de acrílico com tampa. Ele deve ter areia ou terra no fundo e uma pedra com galhos para ele subir.


3 - PEGUE O LOUVA-A-DEUS: Tome muito cuidado ao manusear o inseto. Ele é frágil! O certo é por a mão e fazer com que ele suba nela. Dificilmente ele irá voar para longe. Coloque ele no terrário. Ele não gosta de viver no chão, então precisa ter gravetos, galhos ou pedras para ficar.


4 - ALIMENTANDO: Você deve oferecer insetos de acordo com o tamanho do seu louva-a-deus. Nunca dê insetos maiores que o louva-a-deus, para ele não virar a vítima.
  • Se o louva-a-deus ainda está em estágio de ninfa: moscas drosófilas (conhecidas como moscas das frutas), pequenos grilos, mosquitos, formigas, pulgões e outros insetos pequenos.
  • Para um louva-a-deus que já está passando pela muda de exoesqueleto (ou o estágio conhecido como ínstar): ofereça insetos de tamanho maior.
  • O louva-a-deus maduro, que já tem asas, requer um pouco mais de trabalho: apanhe borboletas, grilos, gafanhotos e até moscas caseiras.


5 - FONTE DE ÁGUA: É preciso dar uma fonte de água para o louva-a-deus. O ideal é borrifar água no terrário para que ele beba água dessas gotículas.


6 - PEGANDO NO LOUVA-A-DEUS: Manipule com cuidado, nunca pegando nele, apenas deixando ele subir na sua mão.


7 - FAZENDO CARINHO: Acredite, alguns Louva-a-Deus gostam de receber carinhos no tórax.



Texto e Vídeo: Vivian Roncon
Imagens: Carlos Marcelo Ribeiro e Wiki How

26 comentários:

  1. Ola amigo... Belo post...!

    Queria saber se você teria como me dar uma orientação, achei um louva-a-deus "filhote", ele é bem verdinho e tem apenas uns 2 cm de comprimento... Ele apareceu dentro de casa, não sei como, então eu peguei ele e coloquei num aquário e dei água (ele até tava com sede), mas não sei o que dar para ele comer... por ele ser pequeno ele não consegue caçar... Então não sei como cuidar dele... Poderia me ajudar? Ele come alguma coisa que não seja insetos vivos? E que tipo de insetos pequenos ele come? Formigas? pequenas Aranhas? Mosquitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles comem frutas também como banana, manga , uva , maçã, você pode dar a ele colocando a fruta na ponta de um palito de dente ou algo fino.

      Excluir
    2. Olha na verdade os louva a deus são carnívoros e n comem frutas ou plantas,vc deve estar confundindo com grilos ou gafanhotos

      Excluir
  2. Otima pergunta. partilho da mesma duvia. tenho 3 bebes e nao sei como alimenta-los =\

    ResponderExcluir
  3. Alimentem com moscas das deu.. olhem no Google que tem esquemas de cultura de Drosophila..

    ResponderExcluir
  4. Alimentem com moscas das deu.. olhem no Google que tem esquemas de cultura de Drosophila..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre manter o recipiente dos bebês com insetos muriçoca

      Excluir
  5. Qual a temperatura ideal para ele calor, frio...?

    ResponderExcluir
  6. Eu encontrei um louva deus no meio da caixa de limões num supermercado e resolvi trazer para casa. Ele já está na fase adulta pq já tem asas. Vou tomar as providências necessárias para coloca- lo como pet. Mas posso alimenta-lo somente com formigas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas eu acho que encherá menos a barriga do bicho, só se for uma formiga grande.

      Excluir
    2. Olha na minha opinião acho melhor variar o cardápio até pq as formigas podem ser perigosas pere ele, eles comem tudo q é vivo e q são menores q ele até mesmo peixes pequenos

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um pé de carambola no quintal, que está sendo vandalizada por formigas cortadeiras. Joguei formicida na área.... um louva-a-deus achei sobre meu carro... coloquei-o num aquario-terrário. Improvisei uma tampa doma, coloquei umas 5 formigas cortadeiras com folhas de carambola. Uma tampa de água. Fiz certo? Por quanto tempo devo alimenta-lo novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tamanho do inseto, um louva a deus do gênero stagmatoptera pode comer um gafanhoto grande por dia, tanto macho quanto a femea.
      A femea por ser maior eu aconselho dar umas moscas caseiras durante o dia pr garantir.

      Excluir
  9. Que matéria mais aleatória. O animalzinho vive só 6-12 meses e ainda querem prender ele num pote pela vida toda dele ?? Qual o sentido?! Deixem ele viver na natureza caçar, e viver uma vida normal que um inseto selvagem vive!! Parem de querer tentar domesticar todo e qlqr animal SELVAGEM! Isso é inescrupuloso, sem noção nenhuma! Evoluam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e isso que significa pet pois voce tem que cuidar dele tirando ele da natureza e ainda mais importante seu comentario nesse site e bem inutil pois nao ira ajudar em nada esses "animalzinho" se voce gosta tanto dessa ideia vai caçar seu propio alimento e para de usar esse site se achando salvadora(o) da patria (mas chega e mete um sbp nas moscas)

      Excluir
    2. Kkkkk comentário mais idiota. O insete sempre quer subir na mão, interage muito bem com as pessoas. Passa o dia inteiro em um único lugar. O mais legal de adestrar é para que o homem possa conviver com a natureza de forma mais próxima. Com esse comentário vc salvou a natureza. Kkkkkk

      Excluir
  10. (esse comentario e bem irrelevante pois provavelmente nunca mais irei voltar aqui)

    ResponderExcluir
  11. Gente um aviso, pesquisem sobre o louva a deus de vcs

    ResponderExcluir
  12. Oiii....poderiam me ajudar e que eu tenho um louva deus que ainda tá na faze ninfa e eu não sei como cuida dele ou como alimentalo já tentei alimentalo com insetos como mosquitos mas ele não os comeu (poderiam me ajudar com isso???)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, para cuidar dele é bem tranquilo
      de alimentos que sejam do (tamanho certo para ele),e ele só vai comer se ele ficar aconchegado ao local onde será mantido.

      1: mantenha a umidade borrifando água no recipiente uma vez ao dia.
      2: o terrário tem que ter uma folha ou algo parecido ligando a parte superior a parte inferior .(Dica: se ele for verde coloque uma folha verde. observe a fisionomia dele, com isso criará um local ideal para ele).
      3: alimente-o com (Preferencialmente) moscas de acordo com o tamanho dele, grilos, gafanhotos, aranhas tecedeiras de teias. Não são aquelas magrinhas, são aquelas mais gordinhas . não de formigas.



      dica: se ele estiver esfregando a face no vidro ou no plástico tentando sair, pegue ele e coloque-o no escuro com seu recipiente por alguns minutos, ele ficará quieto e confortável .Se não resolver, troque-o de recipiente pois isso pode provocar queimaduras em seus olhos .



      ...........Espero ter ajudado, boa sorte com o seu louva a deus!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir